Tipo de aplicação financeira que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), permitindo assim investir em uma variada cesta de ativos, em diferentes mercados. Esta carteira pode englobar Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. Quanto mais diversificado o fundo, menor é o risco.

Todo o dinheiro aplicado no Fundo de Investimento é convertido em cotas. Cada cotista possui um número de cotas proporcional ao valor total de seus investimentos. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia. O patrimônio de um Fundo de Investimento é a soma de todos os recursos aplicados por seus diferentes investidores.

A administração e a gestão do Fundo são realizadas por profissionais capacitados (gestores), sendo o Fundo de Investimento regido por um regulamento. Esta alternativa de investimento apresenta diversas vantagens, em relação a investir individualmente.

Diversificação

Exposição a vários setores da economia, aumentando a diversificação do portfólio.

Gestão Especializada

Condições para uma tomada de decisão mais assertiva.

Liquidez

O cotista pode resgatar suas cotas com certa rapidez.

Praticidade

O cotista não precisa acompanhar a liquidez dos ativos que compõem o Fundo de Investimento.

Redução do custo de corretagem

Os custos de corretagem são divididos entre todos os cotistas.